Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Café com processos > SGPP > II Semana de Gestão por Processos
Início do conteúdo da página

II Semana de Gestão por Processos

Entre os dias 6 e 8 de outubro de 2020 ocorreu a II Semana de Gestão por Processos da UFABC, evento organizado pelo grupo do Café com Processos, visando ampliar a cultura de gestão por processos na Universidade.

O Café com Processos é uma iniciativa de servidores de diversas áreas da UFABC, que tem se reunido uma vez por mês há mais de três anos, para pensar na Gestão de Processos na Universidade. Em encontros mensais e visitas a outros órgãos públicos, este grupo identificou que mapear processos permite melhorá-los, simplificá-los e padronizá-los.

A Comissão organizadora do evento contou com a participação de: Sergio Carvalho, Celina d’Ávila, Débora Santos, Fernando Anjos, Júlia Santana e Cristiano Noronha por parte do NTI, Andrea Lima da Biblioteca, Elizabeth Kotani e Suzy Lopes da PROAD.

A segunda edição do evento foi realizada remotamente, possibilitando uma gama maior de participantes tanto de instituições públicas quanto privadas do Brasil todo. Com uma programação variada, o evento foi estruturado em três eixos: gestão por processos na área da saúde, aplicação do Design Thinking na implementação da gestão por processos e a carreira do profissional da gestão por processos. Além destes temas, foram realizadas duas oficinas com foco em mapeamento e implementação de processos. Os encontros foram transmitidos via Google Meet e no canal do Youtube do Café com Processos.

O evento iniciou-se no dia 06 com uma oficina de mapeamento de processos, ministrada pelo servidor do NTI, Sergio Carvalho, utilizando a ferramenta Bizagi. Foi a maior participação em oficina já realizada pelo grupo Café com Processos, contando com mais de 30 participantes, o que possibilitou um encontro com perspectivas diferentes para fomentar a troca de ideias sobre o assunto.

No mesmo dia, o evento contou com palestras relacionadas à estratégia da gestão por processos na área da saúde, tendo três convidados. A primeira palestrante, Denise Csuzlinovics Ferro, Analista de Processos e de Qualidade da Associação Congregação de Santa Catarina, ministrou a palestra “Garantindo o Ciclo da Receita à Distância”, discorrendo sobre como os processos padronizados auxiliaram na diminuição significativa do índice de glosa na instituição. Após isso, conferimos a palestra da Juliana Barros, Consultora de Processos no Projeto Lean nas Emergências, sobre “Gestão por Processos – Home Office”, em que apontou os principais meios utilizados por sua equipe para - mesmo na pandemia e com todo o time em Home Office - não perder a eficiência operacional. E para finalizar as palestras do dia, tivemos a contribuição do Juliano Mattos Rodrigues, Analista Técnico de Políticas Sociais da Seção de Apoio do Institucional e Articulação Federativa na Superintendência Estadual de São Paulo do Ministério da Saúde, com um caso ocorrido no processo de “Aplicação da Oficina Canvas na Área do Acordo Internacional”, o qual foi otimizado através da priorização do mesmo - passo importante da Gestão por Processos.

O segundo dia de evento foi iniciado com uma outra oficina, focada na implementação da Gestão por Processos, tendo como material de apoio o Manual de Gestão por Processos da UFABC elaborado pelo próprio grupo Café com Processos, e ministrada pelo servidor do NTI, Sergio Carvalho. Em seguida, foi realizada a palestra “Como aplicar o Design Thinking na Gestão por Processos”, com a participação de Almir Segatti, Engenheiro de Software com experiência em Pensamento Lean, e Márcia Bevilaqua, Consultora e Facilitadora de processos de desenvolvimento e CBPP (ABPMP - BR). Neste dia foi possível debater sobre ferramentas de gestão de processos e equipes e como é possível transformar o desenvolvimento da sua empresa através do Design Thinking.

No último dia da programação, o evento contou com um painel formado por quatro palestrantes articulando suas palestras sobre o tema: “Desafios na carreira do profissional de Gestão por Processos”. A ideia foi formular uma discussão que abordasse os diversos aspectos profissionais que a carreira em Gestão por Processos contempla - desde os processos seletivos, até a formação continuada dos profissionais que já atuam na área. A primeira palestrante, Alessandra Silva, Delegada Regional de SP da ABPMP-BR e Consultora e Facilitadora BPM, nos trouxe uma apresentação bastante rica sobre quais são os dilemas que os profissionais enfrentam ao longo da carreira na Gestão por Processos, abordando a ideia de aprendizagem contínua e os principais desafios para se inserir e se manter no mercado. Diego Cesar Cardozo, Consultor SAP PP PM, complementou a palestra da Alessandra, apontando a importância de traçar um caminho e segui-lo, dentro da carreira do profissional de processos.

 

Logo em seguida, tivemos a palestra da Ariella Barros, Analista Comportamental e Coach de Carreira, sobre “A construção da Marca Pessoal através do Linkedin”, ressaltando a importância de um perfil voltado ao networking para um profissional da Gestão por Processos. Então, para fechar o evento, contamos com a palestra da Gabriela Nascimento, Talent Acquisition da General Motors, com a apresentação da visão dos recrutadores frente aos processos seletivos e de que forma o candidato pode estar melhor preparado para isso. Encerrando, assim, o debate proposto para o eixo profissional dentre as temáticas de Gestão por Processos que o evento do Grupo Café com Processos havia formulado.

As palestras podem ser acessadas no canal do Café com Processos.

Confira a programação do evento (também disponível em: II Semana de Gestão por Processos):

  06 de novembro - Google Meet

14 às 16h00

Oficina Bizagi

18h00 às 18h10

Abertura

18h20 às 19h20

Palestra: ”Estratégias da Gestão por Processos na área da saúde”. Palestrantes: Denise Ferro, Juliana Barros, Juliano Mattos

19h20 às 20h00

Debate

07 de novembro - Google Meet

14 às 16h00

Oficina: "Como implementar a Gestão por Processos em sua área"

18h00 às 18h10

Abertura

18h20 às 19h20

Palestra: “Como aplicar o Design Thinking na Gestão de Processos”. Palestrantes: Almir Segatti, Márcia Bevilaqua

19h20 às 20h00

Debate

  08 de novembro - Google Meet

14h00 às 14h10

Abertura

14h20 às 15h20

Palestra: "Desafios na carreira do profissional de Gestão por Processos". Palestrantes: Alessandra Silva, Diego Cesar Cardozo, Gabriela Nascimento, Ariella Barros

15h20 às 16h00

Debate

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página