Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Café com processos > SGPP > I Semana de Gestão por Processos
Início do conteúdo da página

I Semana de Gestão por Processos

Nos dias 11 a 14 de novembro de 2019, ocorreu, no Campus Santo André, a I Semana de Gestão por Processos da UFABC.

A Comissão organizadora do evento contou com a participação de: Sergio Carvalho, Celina d’Avila, Débora Santos, Fernando Anjos, Júlia Santana e Cristiano Noronha por parte do NTI, Andrea Lima da Biblioteca, Elizabeth Kotani e Suzy Lopes da PROAD e Haroldo Filho da Reitoria.

O Café com Processos é um grupo de servidores que se reúnem todos os meses para discutir melhores formas de se ampliar a cultura de gestão por processos na UFABC. O grupo se reúne periodicamente há mais de dois anos, tendo realizado duas visitas externas em outros órgãos públicos (PRODESP e IFSP), além de duas webconferências (UFMT e UFCSPA), como forma de amplificardacio 1 o ponto de vista da gestão por processos, conhecendo outras experiências no assunto.

Este é o primeiro evento aberto ao público externo organizado pelo Café com Processos. O evento contou com uma programação variada, apresentando casos de implantação de processos na UFABC, palestras de profissionais que trabalham com a gestão por processos, uma oficina em mapeamento de processos e um encontro do Café com Processos.  As palestras foram transmitidas na página do evento no Facebook.No dia 11 houve a abertura do evento, realizada pelo prof. Dácio Matheus, reitor da UFABC. O prof. Dácio destacou a importância da gestão por processos, sobretudo no momento em que a universidade tem o desafio de estabelecer os regimentos internos das áreas, onde os processos alicerçam a estruturação dessas áreas a partir de sua base de serviços e atividades.

Em seguida, houve a apresentação da história, ações e objetivos do Café com Processos, realidada pelo servidor Sergio Carvalho. A conjuntura do desenvolvimento dos processos na UFABC também fez parte da apresentação, destacando áreas que já iniciaram, de alguma forma, o ciclo de mapeamento de processos.

A gestão por processos e as transformações por ela realizada no NTI foi o tema do caso prático apresentado a seguir por Sergio Carvalho Demonstrado através de resultados obtidos com a gestão de dois processos específicos (fornecimento de suprimentos e equipamentos), foi possível observar a mudança realizada, onde a implementação da gestão por processos foi fundamental para a alteração do fluxo de trabalho e para a melhoria na prestação dos serviços relacionados à comunidade UFABC.

A primeira palestra de um convidado externo foi proferida por Sérgio Agnello Paschoal , consultor em sistemas de informação e com larga experiência na gestão por processos. Agnello demonstrou a importância do alinhamento dos processos com a orientação da gestão. O consultor desenvolveu o argumento de que a gestão por processos é uma questão estratégica, que pode alterar a estrutura organizacional a partir de sua implementação, além de destacar que a organização precisa observar os processos, seu mapeamento, desenho e gestão como um norteador para excelência de resultados.

No segundo dia do evento, aconteceram o 2º módulo da Oficina de Mapeamento de Processos e as palestras de delegados convidados da ABPMP-BR, uma associação profissional sem fins lucrativos dedicada a área de Business Process Management (BPM): Diego Marlon Baldissarelli, com a palestra “Tombamento da gestão”, apresentou as possibilidades de mudança da estrutura funcional para estrutura orientada a processos. Luiz Eduardo Cirne Correa, com a palestra “Métodos para mapeamento de processos - prós e contras”, discorreu a respeito das melhores formas e passos para o mapeamento de processos em uma organização. Por fim, Marcia Bevilaqua, na palestra intitulada “Visão holística do ser humano e das organizações, as pontes de interligação e seu impacto nas iniciativas de transformação de processos”, apontou os conceitos de arquétipo e como esses conceitos relacionam a formação humana e das organizações, por consequência, de seus processos.1 SGPP redes sociais

No terceiro dia, aconteceram a continuação da Oficina de Mapeamento de Processos, durante a tarde. À noite começamos com a apresentação da servidora Renata Sales, do CMCC, com o Case “O desenvolvimento, discussão e resultados do processo de afastamento da UFABC”, momento em que Renata apontou todo o projeto de implementação desse processo na UFABC, as dificuldades, melhoramentos e ações realizadas. O professor Marcelo Fantinato da EACH/USP, apresentou a palestra “Mineração de processos: aplicação de mineração de dados para descoberta e aprimoramento de processos de negócio”, demonstrando de como, através da mineração de log de eventos em sistemas de informação, é possível a descoberta de processos e sua posterior melhoria. Ao fim da noite, Denise Csuzlinovics Ferro, analista de processos e de qualidade da Associação Congregação de Santa Catarina nos trouxe a palestra “Eu pensava lean e não sabia!”, levando-nos a refletir sobre as ações que podem tornar nossos processos mais limpos, claros, objetivos, propondo uma reflexão sobre a possibilidade de perceber, pensar e agir de forma diferente os problemas existentes em toda organização.

No quarto dia, ocorreu o último encontro do Café com Processos no ano, onde foi discutido o planejamento das ações do grupo em 2020.

Confira a programação do evento:

11 de novembro - Local: Bloco A - auditório 211

14 às 14h30

Abertura do evento

14h30 às 15h15

Case: “O Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC
e as transformações com a gestão por processos” Palestrante: Sergio Roberto Meneses de Carvalho (servidor do NTI)

15h15 às 16h00

Palestra: ”Alinhamento dos processos
com a orientação da gestão da organização” Palestrante: Sergio Agnello Paschoal - Consultor em Sistemas de Informação

16h00

Mesa de perguntas

12 de novembro – Local: Bloco A - auditório 206

18 às 18h45

Palestra: “O tombamento da gestão empresarial”

Palestrante: Diego Marlon Baldissarelli Vandressen - CBPP e Delegado Regional de SP da ABPMP-BR

18h45 às 19h30

Palestra: "Métodos para mapeamento de processos - Prós e contras" Palestrante: Luiz Eduardo Cirne - CBPP e Delegado Regional de SP da ABPMP-BR

19h30 às 20h30

Palestra: “Visão holística do ser humano e das organizações,
as pontes de interligação e seu impacto nas iniciativas de transformação de processos” Palestrante: Marcia Cardozo S. Bevilaqua - CBPP e Delegada Regional de SP da ABPMP-BR

20h30

Mesa de perguntas

13 de novembro – Local: Bloco A – Sala 207

18h00 às 18h45

Case: “O desenvolvimento, discussão e resultados do processo de afastamento na UFABC” Palestrantes: Renata de Sales Rodrigues/ Quélita Lidaiana (servidoras do CMCC)

18h45 às 19h30

Palestra: "Mineração de processos: Aplicação de mineração de dados para descoberta
e aprimoramento de processos de negócio" Palestrante: Marcelo Fantinatto – EACH/USP

19h30 às 20h15

Palestra: “Pensamento lean” Palestrante: Denise Csuzlinovics Ferro
- Analista de Processos e Qualidade/Multiplicador Lean

20h15

Mesa de perguntas

O Café com Processos é aberto a todos os servidores e estagiários da UFABC para participar, acompanhar e conhecer as conexões entre os processos de trabalho da universidade.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página: https://processos.ufabc.edu.br/cafe-com-processos

Registrado em: Sem categoria
Fim do conteúdo da página